Espinho

Espinho

Conhecida em tempos como Rainha da Costa Verde Espinho é uma cidade localizada na orla costeira atlântica, a 19Km da cidade do Porto, que apesar de pertencer ao distrito de Aveiro, insere-se na Grande Área Metropolitana do Porto. É sede de um pequeno município urbano, com 21 km² de área e cerca de 30 000 habitantes, subdividido em 4 freguesias (Espinho, Anta-Guetim, Paramos e Silvalde).

Com 8 Km de costa é famosa pelas suas belíssimas praias (excelentes, não só para nadar e tomar sol, mas também são um dos melhores locais da Europa para a prática de surf e bodyboard), pela centenária feira, pelas várias possibilidades nas áreas do turismo e lazer, e pelo seu Casino. Espinho é uma cidade moderna, uma estância turística de alto nível que recebe milhares de visitantes nacionais e estrangeiros ao longo do ano. Há duas razões fundamentais para isso: em primeiro lugar, o fato de que a cidade tem um dos melhores climas da Europa.

Em segundo, o lugar, o fato de ser uma área competitiva cria atração turística e desenvolvimento. A construção da cidade, em si, é também um factor importante, pois tem uma geometria singular constituída por largas ruas em quadrados simétricos onde as ruas não têm nome, mas sim números tornando a navegação na cidade extremamente simples para qualquer visitante.

Espinho é uma cidade perfeita para sediar um evento com as características do FEST por uma série de razões. Localizada num local privilegiado, pelas características ambientais e paisagísticas e pela facilidade de acesso a grandes centros urbanos.

A ferrovia atravessa a cidade, com ligações diretas e regulares para o Porto, Lisboa, Coimbra e Aveiro, entre muitos outros destinos. Para aqueles que chegam de carro pelas estradas A1 e A29 estão a poucos quilómetros do centro da cidade. O aeroporto Internacional do Porto, com mais de 75 rotas para todos os principais destinos da Europa, será o principal aeroporto utilizado para o evento e é muito facilmente acessado a partir de Espinho.